quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Goethe, intenso...

‘Longa é a arte, breve a vida, difícil o juízo, fugaz a ocasião. Agir é fácil, difícil é pensar; incômodo é agir de acordo com o pensamento. Todo começo é claro, os umbrais são o lugar da esperança. O jovem se assombra, a impressão o determina, ele aprende brincando, o sério o surpreende. A imitação nos é inata, mas o que se deve imitar não é fácil de reconhecer. Raras as vezes em que se encontra o excelente, mais raro ainda apreciá-lo. Atraem-nos a altura, não os degraus; com os olhos fixos no pico caminhamos de bom grado pela planície. Só uma parte da arte pode ser ensinada, e o artista a necessita por inteiro. Quem a conhece pela metade, engana-se sempre e fala muito; quem a conhece por inteiro, só pode agir, fala pouco ou tardiamente. Aqueles não têm segredos nem força; seu ensinamento é como pão cozido, que tem sabor e sacia por um dia apenas; mas não se pode semear a farinha, e as sementes não devem ser moídas. As palavras são boas, mas não são o melhor. O melhor não se manifesta pelas palavras. O espírito, pelo qual agimos, é o que há de mais elevado. Só o espírito compreende e representa a ação. Ninguém sabe o que ele faz quando age com justiça; mas do injusto temos sempre consciência. Quem só atua por símbolos é um pedante, um hipócrita ou um embusteiro. Estes são numerosos e se sentem bem juntos. Sua verborragia afasta o discípulo, e sua pertinaz mediocridade inquieta os melhores. O ensinamento do verdadeiro artista abre o espírito, pois onde faltam as palavras, fala a ação. O verdadeiro discípulo aprende a desenvolver do conhecido o desconhecido e aproxima-se do mestre.’ ”
Johann Wolfgang von Goethe. In: Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister. Imagem: Escola de Atenas, Rafael sanzio
Comp. do FB, pg. Gigantes da Literatura Universal

"Um pouco de aventura liberta a alma cativa do algoz cotidiano."

Clarice Lispector

terça-feira, 28 de agosto de 2018

“O dinheiro é um poder que precisa ser tratado de forma adequada. Se você souber usá-lo, ele pode te ajudar a atravessar a existência terrena com mais facilidade. Mas, se você não souber lidar com ele, ele te destrói. Por conta das imagens, crenças e condicionamentos que carregamos, damos ao dinheiro um valor emocional, e assim fazemos dele algo muito diferente do que ele realmente é: um instrumento que possibilita a troca. Ele é um instrumento que deveria estar a serviço do seu coração, para você poder realizar sua jornada com mais conforto e tranquilidade.” -Sri Prem Baba
"Temos constantemente de parir nossos pensamentos de nossa dor e maternalmente transmitir-lhes tudo o que temos em nós de sangue, coração, fogo, prazer, paixão,tormento, consciência, destino, fatalidade. Viver - assim se chama para nós, transmudar constantemente tudo o que nós somos em luz e chama; e também tudo o que nos atinge; não podemos fazer de outro modo."
A Gaia Ciência, Friedrich Nietzsche 

Imagem: O Navio Negreiro, William Turner.. 
Comp. do FB, pg. Gigantes da Literatura Universal.

Decifra-me ou te devoro...

"Tudo que chega, chega sempre por alguma razão."

Fernando Pessoa


Comp. do FB, pg. O Jardim de Lorenzo
"Coragem é a resistência ao medo, domínio do medo, e não a ausência do medo."

Mark Twain
O pulsar de cada percepção é como um grão que brota e alimenta o próximo instante da busca de sentidos, o sentido da busca, da busca sentida. A Vida transcende os sabores de fatais impermanências, aquece e embala nossas almas na travessia por tantos oceanos de turbulenta insensatez. Que o Grão germine e que haja mais Luz e Amor, alimentos únicos de nossas almas. Gildo.Fonseca.


"A preguiça é a mãe do progresso. 
Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda."

Mário Quintana




Do FB, pg. Alma de Borboleta

domingo, 26 de agosto de 2018

Compartilhado do FB, 
pg. de Amelia Botelho
"O diabo pode citar as escrituras quando isso lhe convém". 

O Mercador de Veneza

Ato 1, Cena III

'The devil can cite Scripture for his purpose.


Compartilhado do FB, pg. Shakespeare Indignado
"Comovo-me em excesso, por natureza e por ofício.
Acho medonho alguém viver sem paixões."


Graciliano Ramos



Compartilhado do FB, pg. do Projeto Estranha Força (Edilene Torino)

sábado, 25 de agosto de 2018

"Só a inocência e a ignorância são felizes,
mas não o sabem".

Fernando Pessoa.
Comp. do FB, pg. Filosofias & Filosofadas

sexta-feira, 24 de agosto de 2018


As pessoas mais bonitas que conhecemos são aquelas que conheceram o sofrimento, conheceram a derrota, conheceram o esforço, conheceram a perda e encontraram seu caminho para fora das profundezas.
Essas pessoas têm uma apreciação, uma sensibilidade e uma compreensão da vida que as enche de compaixão, gentileza e uma profunda preocupação amorosa.
Pessoas bonitas não acontecem por acaso...
(Elisabeth Kübler-Ross)
Sartre: "Tu és metade vítima, metade cúmplice, como todos os outros."

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

quarta-feira, 22 de agosto de 2018


Mas só há um mundo. A felicidade e o absurdo são dois filhos da mesma terra. São inseparáveis. O erro seria dizer que a felicidade nasce forçosamente da descoberta absurda. Acontece também que o sentimento do absurdo nasça da felicidade. - Acho que tudo está bem-, diz Édipo e essa frase é sagrada. Ressoa no universo altivo e limitado do homem. Ensina que nem tudo está perdido, que nem tudo foi esgotado. Expulsa deste mundo um deus que nele entrara com a insatisfação e o gosto das dores Inúteis. Faz do destino uma questão do homem, que deve ser tratado entre homens. Toda a alegria silenciosa de Sísifo aqui reside. O seu destino pertence-lhe.

Albert Camus

"Procurando, buscando, investigando...
... você está em sério perigo!
A qualquer momento pode estar amando, rindo, curtindo...
- Você pode acidentalmente encontrar Deus."
Osho

terça-feira, 21 de agosto de 2018

"The perfect meditator employs their mind as a mirror; it grasps nothing; it refuses nothing; it receives, but does not keep."
Chuang-tzu

"O meditador perfeito utiliza sua mente como um espelho: não absorve nada; não recusa nada; recebe (a percepção), mas não guarda".
"Você ganha força, coragem e confiança através de cada experiência em que você realmente para e encara o medo de frente."

Eleanor Roosevelt


Comp. do FB, Brumas de Avalon


Nunca permita que a percepção limitada de alguém te defina.


Comp. do FB, pg. Sandra Benedetti

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

A verdadeira afeição na longa ausência se prova. Camões.

domingo, 19 de agosto de 2018

Se eu cair desta ribanceira no rio, me afogarei? Perguntou o discípulo.
Não, disse o mestre. O que afoga não é cair, e sim ficar lá dentro.

A vida nos oferece as oportunidades, cabe a você aceitá-las ou não.



Comp. do FB, Solange Bassi - Astrologia do bem viver.

sábado, 18 de agosto de 2018



(...) Ser nômade é empreender movimentos de desterritorialização e reterritorialização, é ultrapassar os estratos de nossa identidade como pessoas para além da lógica binária, dentro da qual somos homem ou mulher, criança ou adulto, professor ou aluno, humano ou animal. Desfazer ou disfarçar esses estratos de contornos fixos não é matar a si mesmo, mas permitir conexões, circuitos, trânsitos e devires. É combater o uno de nossa identidade e fazer-nos múltiplos.
- Do livro "O Desejo Segundo Gilles Deleuze" de Maite Laurrari.

Nós e o tamanho do Universo...


Ninguém oferece flores.
A flor, em sua fugaz existência, já é oferenda.
Talvez, alguém, de amor, se ofereça em flor.
Mas só a semente oferece flores.
Mia Couto


"... mas preciso de magia. Não consigo viver em preto e branco."

Nietzsche
"– É pecado sonhar?
– Não, Capitu. Nunca foi.
– Então por que essa divindade nos dá golpes tão fortes de realidade e parte nossos sonhos?
– Divindade não destrói sonhos, Capitu. Somos nós que ficamos esperando, ao invés de fazer acontecer."
~Dom Casmurro
[Machado de Assis]

"Tudo o que amamos profundamente se converte em parte de nós mesmos."
Helen Keller
"Dai-me Senhor, a perseverança das ondas do mar, que fazem de cada recuo, um ponto de partida para um novo avançar."
Cecília Meireles

Sobre a incomunicabilidade do indizível

O texto abaixo é um fragmento de Benedito Nunes sobre Lispector
A oposição entre existência e pensamento, focalizada por Kierkegaard equivale à oposição entre existência e linguagem.

Sucede, porém, que essa tensão, intensificada, levada à suas últimas consequências, pode tornar-se representativa dos problemas metafísicos inerentes à condição humana. É o que ocorre nos romances de Clarice Lispector.
Neles a inquietação que tortura os indivíduos é o desejo de ser, completa e autenticamente - o desejo de superar a aparência, conquistando algo assim como um estado definitivo, realização das possibilidades latentes em nós. Aspiração contraditória! Realizar essas possibilidades é dar-lhes forma e, consequentemente, expressa-las. Não nos contentamos em viver, precisamos saber o que somos, necessitamos compreende-lo e dizer, mesmo em silêncio, para nós mesmos, aquilo em que vamos nos tornando. Alcançamos, pois, expressões parciais da existência indefinida, imagens sucessivas do nosso ser, que aparecem num momento para desfazer-se em outro. A realidade alcançada agora, mostra-se depois como aparência - a única aparência possível no instante em que a engendramos e que outro instante revogará.
O ser que conquistamos não é, pois, aquele para o qual o nosso desejo tende, mas aquele que a expressão capta ou constrói, e que é, de qualquer modo, uma realidade provisória, mutável, substituível que oferecemos aos outros e que nos representa perante eles. Daí a relativa falência da expressão, afetando a comunicação entre os homens. Não nos comunicamos plenamente de ser para ser, segundo o ideal da reciprocidade das consciências, porque cada qual está se construindo, cada qual está fabricando, com o auxílio de palavras, velhas ou novas, a idéia de si mesmo.
"Mostre-me um homem que não seja escravo de suas paixões e eu o colocarei no centro do meu coração; sim, no coração do meu coração!".

Hamlet - Ato III, Cena 2


Compart. do FB, pg. Shakespeare Indignado
"A cabeça à esquerda do leão é a de um lobo, e representa o medo relacionado à passagem do tempo. O futuro nos rouba o que temos. Dante chama isso de abaras: aquilo que toma de nós o que temos enquanto tentamos nos agarrar a estas mesmas coisas, gesto que nos impede de nos entregarmos ao futuro. Por medo dessa experiência, nos retraímos, e esse medo é representado pelo lobo."
Joseph Campbell - Deusas - Os Mistérios do Divino Feminino


Vou olhar os caminhos...
sigo o que tiver mais coração...” - Caio Fernando Abreu .


Quais são os seus Caminhos?
"Se não esperas o inesperado, não o encontrarás". Heráclito.

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Há outra saída???

"Eis-me aqui. Forte e corajoso".

Lao Tse.


Uma das coisas mais trágicas que eu conheço sobre a natureza humana é que todos nós tendemos a adiar a vida. Estamos todos sonhando com algum jardim de rosas mágico no horizonte – ao invés de aproveitar as rosas que estão florescendo no lado de fora de nossas janelas hoje.
(Dale Carnegie)
Quantas vezes nos embriagamos de trivialidades para suportar a dor do Essencial. A Sombra, em solidão, segue por voláteis identidades, com singelas armaduras perceptivas, entre tantas outras insanas, desvairadas e pretensas singularidades, e la nave va, enfim, a caminho da Luz... Gildo Fonseca

"O estado de liberdade da criatura é proporcional ao seu grau de amadurecimento espiritual."

HAMMED


" -Tudo tem seu apogeu e seu declínio...
É natural que seja assim, todavia, quando tudo parece convergir para o que supomos o nada, eis que a vida ressurge, triunfante e bela!...

Novas folhas, novas flores, na infinita benção do recomeço! "

Chico Xavier
Eu precisei percorrer muito caminho para entender que um dos maiores tesouros da vida humana, talvez o mais precioso, é a capacidade essencial de sentir amor e saber expressá-lo. E que boa parte das confusões, das discórdias, das invejas, das doenças, das armadilhas, surge da profunda dor que causa a temporária incapacidade de descobrir onde ele está.

Ana Jácomo   -   Foto: Au Pays des Fèèries