sábado, 30 de novembro de 2019

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Compre se valer a pena...




Reflete aquilo que é reflexo no espelho, mas, para o olho mais penetrante, é visível o reflexo que ele mesmo carrega do mundo, nesse olho que ele vê no espelho. Numa palavra, não há necessidade de dois espelhos opostos para que logo sejam criados os reflexos infinitos do palácio dos espelhos. A partir do momento em que existem o olho e um espelho, produz-se um desdobramento infinito de imagens entrerefletidades.

Lacan 1962-1963

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Mesmo aqui – e justamente aqui, na inaparência do ordinário, vigora o extraordinário do aparecimento. Isso quer dizer: aqui onde eu, o pensador, me abrigo, o inaparente se encontra na intimidade do aparecimento e do brilho mais extremos. Aqui onde possuo abrigo, o que parece estar excluído do outro reúne-se numa unidade. Aqui, no âmbito do pensador, em todo lugar, o que parece se contrapor e excluir, o contrário, é o mesmo tempo o que atrai. Talvez essa atração seja até necessária para que um possa encontrar o outro. Onde isso acontece, vigora a luta. O pensador se demora na proximidade do que está imbuído de luta.
HEIDEGGER, Martin. In “Heráclito”, p. 25. Rio de Janeiro: editora Relume Dumará, 1998.
Compartilhado de Literatus
"Eu via minha vida se ramificando à minha frente como a figueira verde daquele conto.
Da ponta de cada galho, como um enorme figo púrpura, um futuro maravilhoso acenava e cintilava. Um desses figos era um lar feliz com marido e filhos, outro era uma poeta famosa, outro, uma professora brilhante, outro era Ê Gê, a fantástica editora, outro era feito de viagens à Europa, África e América do Sul, outro era Constantin e Sócrates e Átila e um monte de amantes com nomes estranhos e profissões excêntricas, outro era uma campeã olímpica de remo, e acima desses figos havia muitos outros que eu não conseguia enxergar.
Me vi sentada embaixo da árvore, morrendo de fome, simplesmente porque não conseguia decidir com qual figo eu ficaria. Eu queria todos eles, mas escolher um significava perder todo o resto, e enquanto eu ficava ali sentada, incapaz de tomar uma decisão, os figos começaram a encolher e ficar pretos e, um por um, desabaram no chão aos meus pés."
Sylvia Plath, in: A Redoma de Vidro. — Editora: Biblioteca Azul, 2014, pág. 88, 89.




Sentidos...


quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Ou como dizem alguns judeus: "se você tem um amigo que vale ouro, não perca tempo, venda".
"...Não espere o juízo final. Ele realiza-se todos os dias."
Albert Camus

Talvez, todas as horas...
"O homem que não atravessa o inferno de suas paixões também não as supera. Elas se mudam para a casa vizinha e poderão atear o fogo que atingirá sua casa sem que ele perceba. Se abandonarmos, deixarmos de lado, e de algum modo esquecermo-nos excessivamente de algo, corremos o risco de vê-lo reaparecer com uma violência redobrada". (Carl Gustav Jung).
SERES SE TRADUZEM
Que existe mais, senão afirmar a multiplicidade do real?
A igual probabilidade dos eventos impossíveis?
A eterna troca de tudo em tudo?
A única realidade absoluta?
Seres se traduzem.
Tudo pode ser metáfora de alguma outra coisa ou de coisa alguma.
Tudo irremediavelmente metamorfose!
Paulo Leminski



Segundo Heidegger, no cotidiano, nos deixamos absorver por trivialidades, e quando pensamos em nós mesmos, normalmente, acabamos nos comparando com os outros. Estabelecemos relações baseadas em interesses, e muitas vezes acabamos nos tornando aquilo que os outros desejam, sem um engajamento íntimo e pessoal em nosso projeto de vida. Nos dissolvemos na "massa humana", esquecendo de nós mesmos. Para Heidegger, isso corresponde a uma existência inautêntica. E é justamente na angústia que ele vê um modo de despertar dessa alienação. Na angústia, experimentamos a finitude, em seu sentido forte. Nos tornamos conscientes do nosso inevitável caminho para a morte e confrontamos esse fato. Inicialmente, esse confronto pode até ser negativo, mas torna-se uma abertura para o “ser”. Essa abertura nos permite uma apropriação de nossa existência, tornando ela autêntica! Alessandro Massarini


"Todo pensamento válido se alimenta de incertezas."
Edgar Morin
Boa parte da noção de que todos nós temos, a priori recursos para desenvolver o pensar, por isso se diz que há um pensamento em busca de um pensador. Entretanto, essa capacidade pode ser desenvolvida ou não, dependendo também da capacidade de reverie do cuidador. Ou seja quanto capacidade de conter a angústia e devolvê-la de forma que ela possa ser transformada e nomeada. A capacidade de pensar depende de uma dose de frustração e aponta, mais uma vez, como o nascer, o crescer e o viver são experiências dolorosas na sua essência. Assim também é o processo analítico: doloroso, na medida em que nos coloca exatamente numa posição de consciência de nós mesmos. Por outro lado, o processo de saber sobre nós mesmos nos permite maior flexibilidade diante da vida, no sentido de desfazer nós e angústias que nos paralisam e nos aprisionam.” 
(Waleska Pessato Farenzena Fochesatto ) - Fotografia- Wilfred R. Bion
Compartilhado do FB, página de Amelia Figueiredo Botelho

domingo, 24 de novembro de 2019

"Nos olhos que me querem é que eu vivo ..." Mario Quintana.

Nunca pare de sonhar...



"Há pessoas que nunca se perdem porque nunca se põem a caminho."
Goethe
dos erros nascem os atalhos
e nem sempre o caminho que escolhemos
é o melhor pra nós...
photo by Komang Adi Mahartha


O maior é o espaço porque dentro dele cabe tudo. O mais veloz é o intelecto porque passa através de tudo. A mais forte é a necessidade porque tudo domina. O mais sábio é o tempo porque tudo revela.

Tales de Mileto


"Não leve as experiências da vida tão a sério. Não deixe principalmente que elas o magoem, pois na realidade, nada mais são do que experiências de sonho... Se as circunstâncias forem ruins e você precisar suportá-las, não faça delas uma parte de você mesmo. Desempenhe o seu papel no palco da vida, mas nunca esqueça de que se trata apenas de um papel. O que você perder no mundo não será uma perda para sua alma. Confie em Deus e destrua o medo, que paralisa todos os esforços para ser bem sucedido e atrai exatamente aquilo que você receia."
Paramahansa Yogananda
Imagem via Carolyn Pitluk
"É cada vez mais difícil vender a alma ao Diabo, por excesso de oferta."

Carlos Drummond de Andrade

sábado, 23 de novembro de 2019

"Os fatos são sonoros mas entre os fatos há um sussurro. É o sussurro que me impressiona..."

Clarice Lispector
 
"Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível."
A Sinceridade em Si é a única coisa realmente nossa, todo o resto é condicionante e não nos pertence.

Gildo Fonseca.
"A esperança é um alimento da nossa alma, ao qual se mistura sempre o veneno do medo."

Voltaire
 




"Viver é a coisa mais rara do mundo.
A maioria das pessoas apenas existe."

Oscar Wilde

"Você é aquilo que ninguém vê. Uma coleção de histórias, memórias, dores, delícias, pecados, bondades, tragédias , sucessos, sentimentos e pensamentos.
Se definir é se limitar, você é um
eterno parênteses em aberto...
Enquanto sua eternidade durar."
Machado de Assis



Que a gente se divirta sem se matar, que ame sem se contaminar, que aprenda sem se enganar, que viva sem se vender.

Lya Luft


"Às vezes você cai porque há algo lá embaixo que você pressupõe encontrar".

Na verdade nunca caímos em circunstâncias, isso é questão perspectiva. Qualificamos como "queda" quando nossa expectativa não é alcançada. "Caindo" ou não, sempre "subimos" os degraus da consciência rumo a um, talvez distante, doce acalanto embalo de Lucidez Plena a que todos, em seus profundos recônditos interiores, aspiram respirar. O crescimento espiralado de nossas percepções, ampliando em intensidade, a cada experiência, os significados de prazer e dor, nos torna sempre maiores do que aquilo que, circunstancialmente Somos, nos dá o dom da Vida e demonstra que, assim como o Universo, estamos todos, em Expansão, acima do "bem" e do "mal" que experimentamos a cada "pedra" ou a cada "névoa" do Caminho. Gildo Fonseca.
"Conservar algo que possa recordar-te seria admitir que eu pudesse esquecer-te."

William Shakespeare

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Coragem para prosseguir...

"O que revela a nossa força não é sermos imbatíveis, incansáveis, invulneráveis. É a coragem de avançar, ainda que com medo. É a vontade de viver, mesmo que já tenhamos morrido um pouco ou muito, aqui e ali, pelo caminho. É a intenção de não desistirmos de nós mesmos, por maior que às vezes seja a tentação. São os gestos de gentileza e ternura que somente os fortes conseguem ter."
(Ana Jácomo)