quinta-feira, 28 de julho de 2022

 

Lispector em "A Paixão segundo G.H."


 

"O caráter de um homem é formado pelas pessoas que escolheu para conviver."   Sigmund Freud

"Para muitos, pensar é tarefa fastidiosa. Para mim, nos meus dias felizes, uma festa e uma orgia". Nietzsche

Toda autenticidade é singular e seu tamanho é inversamente proporcional à pulverização de nossos casuísticos afetos, em trânsito por tantas impermanências. A percepção da necessidade da busca de identidades estruturais que transcendam as algozes paredes culturais de normalidades impostas pela insana civilização talvez seja a única justificativa para os nossos ininterruptos esforços para o Existir, buscando compreender o Ser através de contrastes do Não Ser. Somos apenas fluídica Potência, cristalizando o ainda Imperceptível, retroalimentando-nos, nesse múltiplo banquete de aparências, encantados pelo canto de tantas sereias, numa espiral crescente de infinitas e desconhecidas possibilidades contidas em todo múltiplo Devir. A percepção dessa Consciência em trânsito cobra, de nossas Identidades, o pedágio das circunstancialidades, da impermanência, gerando valores de solidão. A Consciência tem seu preço, a descoberta que o Valor da Singularidade de nossas Almas, com seus contrastes entre nossos fragmentos, agregados por nossos Caminhos, nossos Olhares, nossas Percepções, espera, permanentemente, ser lapidada. Lapidação, sinônimo de Existir. Que sejamos todos, bons ourives de nós mesmos.
 
Gildo Fonseca

 

O Ser, em seus ininterruptos esforços para Existir, descobre o significado de valor, pelos custos de cada experiência em seu Caminho. Esse é o "preço" da Consciência, o pedágio da Criação. Como já dizia Simone de Beauvoir em "A velhice": "Inércia é que é sinônimo de morte, a lei da vida é mudar". Gildo Fonseca.

"Crianças gostam de fazer perguntas sobre tudo. Mas nem todas as respostas cabem num adulto".
 
Arnaldo Antunes
 
 
 
 
Onde termina a criança? Onde começa o adulto ?

Você que visita minha página, seja muito bem vindo.
 Gratidão por você estar presente em minha Vida.

"Multipliquei-me para me sentir
Para me sentir, precisei sentir tudo
Transbordei, não fiz senão extravasar-me
Despi-me, entreguei-me
E há em cada canto da minha alma um altar a um deus diferente."
 
Fernando Pessoa
 
art by Omar Galliani
Comp. pg. FB Patrícia Melo

"O sucesso e o amor preferem o corajoso." 

Ovídio

quinta-feira, 21 de julho de 2022

"Eu venho sempre à tona de todos os meus naufrágios."
 
Mário Quintana

Nietzsche, ceticista pirrônico ???


 

"Sempre acabamos adquirindo o rosto das nossas verdades..." 
 
Albert Camus 
 
 
arte de George Underwood

segunda-feira, 18 de julho de 2022

Estes são quokkas.
 
Eles são marsupiais nativos da Austrália Ocidental, e usam um perpétuo "Olá! É bom ver-te! Oh, trouxeste torta! ” sorriso nos seus rostos.
 

 

Dá-me a tua mão: Vou agora te contar como entrei no inexpressivo que sempre foi a minha busca cega e secreta. De como entrei naquilo que existe entre o número um e o número dois, de como vi a linha de mistério e fogo, e que é linha sub-reptícia. Entre duas notas de música existe uma nota, entre dois fatos existe um fato, entre dois grãos de areia por mais juntos que estejam existe um intervalo de espaço, existe um sentir que é entre o sentir – nos interstícios da matéria primordial está a linha de mistério e fogo que é a respiração do mundo, e a respiração contínua do mundo é aquilo que ouvimos e chamamos de silêncio".

A paixão segundo G.H - Clarice Lispector.

Compartilhado de Psicanálise - Prática do Afetivo Puro

domingo, 17 de julho de 2022

Tenho percebido em muitos textos de algumas pessoas, desdobramentos de minhas abstrações e referências às questões filosóficas que coloco. Fico feliz em poder ser útil à evolução de companheiros nesta jornada da Existência. Que a Graça da Vida abençoe e ilumine a todos nós. Muito obrigado. Gildo Fonseca.

domingo, 10 de julho de 2022

“Costumavas dizer que ser amigo de alguém é ter a coragem de conhecer o melhor e o pior dessa pessoa, e guardar esse pior, por mais peso que tenha, no silêncio do nosso coração. Na realidade, nunca ouvi uma definição de amizade mais precisa e poética.” 

 
Inês Pedrosa

sexta-feira, 8 de julho de 2022

A finitude é infinita...

"...Todos esses momentos se perderão no tempo, como lágrimas na chuva. Hora de morrer".

Essa frase, do filme O Caçador de Androides, lembra a finitude de todo evento, sempre sobrepujado por uma nova percepção no instante seguinte. Tudo é transitório e impermanente. Que possamos sorver, com toda intensidade, cada gota, de cada sensação pois viajamos por infinitos enigmas, verdadeiras galáxias de possibilidades e questionamentos, subjacentes a cada circunstância. Tudo morre, tudo nasce, em cada Instante. A finitude pode ser infinita em si mas nossa infinitude perceptiva transcende todos os limites. Gildo Fonseca.

"Cada um descobre o seu anjo tendo um caso com o demônio." Mia Couto

“Trinta raios convergentes, unidos ao meio, formam a roda, mas é seu vazio central que move o carro. O vaso é feito de argila, mas é o seu vazio que o torna útil. Abre-se portas e janelas nas paredes de uma casa, mas é seu vazio que a torna habitável.”   

Lao Tse

O ar que respiro...

O AR QUE RESPIRO
 
Incompletude, esse líquido amniótico onde pulsam nossas sinapses, nos contém e nos alimenta com seu banquete de incertezas, possibilidades e múltiplos caminhos e percepções. Quem poderá ao certo dizer para onde vai? Apenas espectadores ativos. A propulsora e inexorável transgressão da consciência de nossas próprias limitações flerta com o Desconhecido, com a matéria escura, com os buracos negros da consciência. O imponderável, protagonista no teatro do existir, nos desafia, permanentemente, na superação de nosso trágico estado de meros coadjuvantes no grande palco da Impermanência. Cada Instante é novo Ente. Contudo contidos, somos um Além, a ser auto descortinado. Somos o próprio fluxo da transcendência respirando cada vez que pisca o nosso Olhar, cada vez que pulsa o nosso coração. Gildo Fonseca.

 

"Todo homem morre, mas nem todo homem vive."

Frase do Filme Coração Valente
"Somente aquele que foi o mais sensível pode tornar-se o mais frio e o mais duro, para se defender do mais pequeno golpe - e esta própria couraça lhe pesa muitas vezes."  Johann Goethe.

sábado, 2 de julho de 2022

"Já que tenho de salvar o dia de amanhã, já que tenho que ter uma forma porque não sinto força de ficar desorganizada, já que fatalmente precisarei enquadrar a monstruosa carne infinita e cortá-la em pedaços assimiláveis pelo tamanho de minha boca e pelo tamanho da visão de meus olhos, já que fatalmente sucumbirei à necessidade de forma que vem de meu pavor de ficar indelimitada — então que pelo menos eu tenha a coragem de deixar que essa forma se forme sozinha como uma crosta que por si mesma endurece, a nebulosa de fogo que se esfria em terra. E que eu tenha a grande coragem de resistir à tentação de inventar uma forma."
Toda compreensão súbita se parece muito com uma aguda incompreensão. Não. Toda compreensão súbita é finalmente a revelação de uma aguda incompreensão“.
 
Lispector, fragmento de Paixão Segundo GH