segunda-feira, 9 de maio de 2011

Só os resilientes sobrevivem....

1 – desacostume-se a ver a “gravidade” das situações. Qualquer que seja. Você não se motiva porque algo é grave. Pelo contrário: sente-se mais pressionado, e assim, a probabilidade de agir sob impulso emocional, e portanto, sem amplo domínio de si mesmo, é grande. Isso não é resiliência. O resiliente não vê nada grave, literalmente.

2 – divida suas tarefas em prioritário, secundário e supérfluo. Você não age porque algo é grave e “tenho que fazer alguma coisa”. Você age porque uma tarefa é prioritária e você “tem condições e possibilidade de fazer algo útil”. Se não tem, então, esqueça.

3 – olhe para si: o que você quer, como quer, o que precisa para conseguir, onde estão seus recursos pessoais, quais comportamentos deve descartar.

4 – saia do lugar-comum. Não queira agradar a todo mundo. É impossível: existem seis bilhões de pessoas no mundo.

5 – desafie-se. Em pequenas coisas, no começo. Faça um curso inusitado. Faça algo que contrarie a si mesmo, e veja como você reage. Por exemplo: vá ao jogo do time adversário, e sente-se no meio da torcida “deles”. Coma coisas diferentes, cozinhe com novos e exóticos temperos. Procure usar uma roupa diferente. Freqüente ambientes onde existam pessoas com pensamentos e atitudes completamente diferentes das suas. Não julgue, nem critique – simplesmente, observe. Veja que tipo de comportamento pode ser diferente no seu dia-a-dia no trabalho, de forma que lhe dê mais prazer.

6 – acostume-se a lidar com suas emoções e pensamentos, e percebê-los. Aprenda a dar um espaço entre o que você sente, sua emoção, seus pensamentos e sua atitude. A mente humana é altamente condicionada, e agir somente por impulso irá detonar o condicionamento que você utiliza com freqüência, e isso não é ser resiliente.

7 – questione-se, sempre. Será que minha idéia é verdadeira? Qual outra idéia posso ter, ao invés dessa? Esta emoção de sofrimento me incomoda, mas… o que posso fazer de melhor, neste momento?

8 – busque a beleza, a inspiração, o amor que existe em todos os fatos da vida. Tudo o que acontece em sua volta possui uma sabedoria profunda. Que pode ser captada da sua forma, do seu jeito. Principalmente as coisas que os outros dizem ser “graves”. As situações mais difíceis são exatamente aquelas feitas sob medida para você mostrar a si mesmo a sua resiliência, a sua tenacidade, capacidade, e perceber dentro de si a segurança e alegria que existe em saber que você pode passar equilibradamente por absolutamente qualquer situação em sua vida.

Alex Possato

Nenhum comentário:

Postar um comentário