quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Todo despertar pode ser impermanente, mas flertar com o imponderável Devir, transgredindo pretensiosas certezas, mantém viva, mesmo que de forma inebriante, a chama da Consciência.
Gildo Fonseca.
 
 
Há 120 anos nascia o grande escritor Jorge Luis Borges.
 
"A opção de Borges pela beleza antes que pela verdade constitui uma das chaves de sua conciliação de filosofias contraditórias. Esta atitude incrédula não leva, como os céticos antigos, à suspensão da fala, mas a retomar a palavra no terreno da ficção e do ensaio literário. A partir de lá Borges se permite assumir e até festejar a pluralidade de perspectivas com que os homens têm interpretado o mundo, sem a necessidade de se definir por alguma delas ".
 
Texto acima foi compartilhado da pg. Sociedade de Filosofia Aplicada.
 
"Você acordou não fora de sono, mas em um sonho anterior, e esse sonho está dentro de outro, e assim por diante, para o infinito, que é o número de grãos de areia. O caminho que você deve tomar é infinito, e você morrerá antes que você tenha verdadeiramente despertado. "
"A mente estava sonhando. O mundo era seu sonho."
 
Jorge Luis Borges

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

"A argila não vem ao caso é o vazio que faz o vaso."

Lao Tsé

 

domingo, 15 de agosto de 2021

sábado, 14 de agosto de 2021

 "Se não esperas o inesperado, não o encontrarás". Heráclito.

′ Nossa relação com as coisas primeiro é afetiva depois é racional ′′.
 
Dário Sztajnszrajber citando Heidegger

Amando a Busca com tons de Mia Couto


Amando (d)a Busca da Transcendência, do Ilimitado, da Liberdade da alma, amando (d)a Vida, há Vida, ávida, com tons de Mia Couto:

E amei-te sem saberes
amei-te sem o saber
amando de te procurar
amando de te inventar
 
Imagem comp. da Revista Pazes

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Lispector, A Paixão Segundo G.H.
 
"E agora eu estava como diante Dele e não entendia - estava inutilmente de pé diante Dele, e era de novo diante do nada.
A mim, como a todo o mundo, me fora dado tudo, mas eu quisera mais: quisera saber desse tudo. E vendera a minha alma para saber. Mas agora eu entendia que não a vendera ao demônio, mas muito mais perigosamente a Deus, que me deixara ver.
Pois Ele sabia que eu não saberia ver o que visse: a explicação de um enigma é a repetição do enigma. O que És? E a resposta é: És. O que existes? E a resposta é: o que existes. Eu tinha a capacidade da pergunta, mas não a de ouvir a resposta".
 
(A Paixão Segundo G.H., pg. 135).

 (A nostalgia não é do Deus que nos falta, é a nostalgia de nós mesmos que não somos bastante, sentimos falta de nossa grandeza impossível - minha atualidade inalcançável é o meu paraíso perdido)".

Lispector, (A Paixão segundo G.H., pg. 151)

terça-feira, 10 de agosto de 2021

Transgressões de Dickinson...

Muita Loucura faz Sentido —
A um Olho esclarecido —
Muito Sentido — é só loucura —
É a Maioria
Que decide, suprema —
Aceite — e você é são —
Objete — é perigoso —
E merece uma Algema
 
Emily Dickinson - 'Não sou ninguém'. Poemas. [traduções Augusto de Campos]. Campinas: Unicamp, 2009.

sábado, 7 de agosto de 2021

Preste atenção e observe como eles afetam sua vibração. E tome suas providências...

 

 

 

Imagem comp. do FB, pg. Patrícia Melo

"Da pura sensação à intuição da beleza, do prazer e da dor ao amor e ao êxtase místico e à morte – todas as coisas que são fundamentais, todas as coisas que, para o espírito humano, têm o mais profundo significado, podem ser apenas experimentadas, e não exprimidas. O resto é sempre, em qualquer lugar, silêncio. Depois do silêncio, aquilo que mais se aproxima de exprimir o inexprimível é a música." - Aldous Huxley

“Freud dizia que o único objeto verdadeiramente insubstituível para a gente é o perdido. E não é que foi perdido porque caiu do bolso. Ele fala daquilo que nunca tivemos.

Então, faz sentido que nossa relação com o desejo seja esta: imaginamos existir algo que nunca tivemos, mas que teria nos satisfeito totalmente. Só não sabemos o que é.”

Contardo Calligaris
 


 

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Baudelaire - Só (e) embriagado, porém, uma "lúcida embriaguez"...

 

 

EMBRIAGAI-VOS!

Deveis andar sempre embriagados. Tudo consiste nisso: eis a única questão. Para não sentirdes o fardo horrível do Tempo, que vos quebra as espáduas, vergando-vos para o chão, é preciso que vos embriagueis sem descanso.

Mas, com quê? Com vinho, poesia, virtude. Como quiserdes. Mas, embriagai-vos.

E se, alguma vez, nos degraus de um palácio, na verde relva de uma vala, na solidão morna do vosso quarto, despertardes com a embriaguez diminuída ou desaparecida, perguntai ao vento, à vaga, à estrela, ao pássaro, ao relógio, a tudo o que foge, a tudo o que geme, a tudo o que rola, a tudo o que canta, a tudo o que fala, perguntai que horas são. E o vento, a vaga, a estrela, o pássaro, o relógio vos responderão: — É a hora de vos embriagardes! Para não serdes escravos martirizados do Tempo, embriagai-vos! Embriagai-vos sem cessar! Com vinho, poesia, virtude! Como quiserdes!

Reflexões mafaldianas...

quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Testar limites é exercício do crescimento, sístole e diástole da consciência, transcendendo enevoados procustos de nossa percepção. A luz pulsa na proporção inversa dos anteparos de nossas sombras, de nossos copos vazios, sempre sendo preenchidos pelos licores do doce néctar do canto de tantas sereias. Embriague-me ó Vida. Faz escuro, mas eu canto. Faz escuro, mas eu cresço.

Gildo Fonseca.

domingo, 1 de agosto de 2021

Quando me comunico com crianças é fácil, é maternal.
Quando me comunico com adulto, estou na verdade me comunicando
com o mais secreto de mim mesma.
Com o Adulto é triste e solitário.
A criança tem a fantasia, é solta”.

Lispector