domingo, 31 de janeiro de 2021

"A vida de todo ser humano é um caminho em direção a si mesmo, a tentativa de um caminho, o seguir de um simples rastro. Homem algum chegou a ser completamente ele mesmo; mas todos aspiram a sê-lo, obscuramente alguns, outros mais claramente, cada qual como pode.
Todos levam consigo, até o fim, viscosidades e cascas de ovo de um mundo primitivo. Há os que não chegam jamais a ser homens, e continuam sendo rãs, esquilos ou formigas. Outros que são homens da cintura para cima e peixes da cintura para baixo. Mas, cada um deles é um impulso em direção ao ser.
Todos temos origens comuns: as mães; todos proviemos do mesmo abismo, mas cada um — resultado de uma tentativa ou de um impulso inicial — tende a seu próprio fim.
Assim é que podemos entender-nos uns aos outros, mas somente a si mesmo pode cada um interpretar-se."
 
Hermann Hesse in 'Demian'


 

"Nós podemos comparar a alma humana com um grande mapa onde encontramos uma grande quantidade de espaços sem iluminação. Em parte, somos um jogo de representações obscuras. A filosofia persegue a descoberta de tal escuridão ".

Kant.

Dedução
 
Não acabarão nunca com o amor,
nem as rusgas,
nem a distância.
Está provado,
pensado,
verificado.
Aqui levanto solene
minha estrofe de mil dedos
e faço o juramento:
Amo
firme,
fiel
e verdadeiramente.
 
Vladimir Maiakóvski, 1922

O GUERREIRO SÓ ESTÁ
PRESO AO INFINITO...
 
A autoconfiança do Guerreiro não é a autoconfiança do homem comum. O homem comum procura certeza aos olhos do observador e chama a isso autoconfiança. O Guerreiro procura impecabilidade aos próprios olhos e chama a isso humildade. O homem comum está preso aos seus semelhantes, enquanto o Guerreiro só está preso ao infinito.
 
 Carlos Castañeda. - (frases de seu mestre Juan Matus).

 

''Eu conheço o medo, mas o amor me faz ter coragem!''
 

Sesarino, sempre maravilhoso

A alegria de viver resulta da superação do desamparo existencial, da passagem de ser garantido pelo outro para ser garantia de si mesmo, da aceitação das perdas através do trabalho de luto na superação da tristeza e da solidão; de saber o que  fazer com as três paixões: o amor, o ódio e a ignorância.

 

Comp. do FB, pág. de Jorge Sesarino
 

sábado, 30 de janeiro de 2021


 

Creio que Espaço e Tempo são sutis embalagens, intersecções, que entornam e delimitam essa "bolha" formada de interconexões vibratórias onde a Consciência pulsa para Existir. Percepção talvez seja um palco feito de intersecções de almas, onde transcorrem as comédias e os dramas humanos. Tentar Ser, é estar sempre protagonista. Estar apenas, é ser, sempre, coadjuvante. A Escolha é nossa.

 Gildo Fonseca
 


 

Esse texto de A Odisseia dos Deuses leva a profundas reflexões.
 
De morfeu, o deus do sonho, provêm a palavra morfina, com suas propriedades para induzir o sono e também a expressão "estar nos braços de morfeu", que significa' sonhar' e por extensão' dormir'.
Morfeu era o deus grego do mundo do sono, dos sonhos. Por conseguinte, a expressão significa estar profundamente adormecido.
Na mitologia grega, morfeo ( em grego antigo μορφεύς, de μορφη morphê,'forma ') é uma deidade onírica. É, segundo as teologias antigas, o principal dos oniros, os mil filhos criados por hipnos (O sonho) e nix (a noite). Era irmão de tánatos ( a morte ).
Era representado com asas que batia rápida e silenciosamente, o que permitia voar para qualquer parte da terra velozmente. Morfeo encarregou-se de induzir os sonhos daqueles que dormiam e de adotar uma aparência humana para aparecer, geralmente a dos entes queridos (daí o seu nome), (formas), permitindo aos mortais fugir por um momento das maquinações de deuses.

 


 

Toda dor psíquica, parte de um conflito entre partes divididas do eu, em que uma briga interna entre uma parte censora e ditadora condena o desejo e a satisfação deste” (Renato Dias Martino)
Sobre "O Sofrimento Psíquico e suas Manifestações..."
 
Obra de Vincent Vang Gogh 
 
"O HOMEM VELHO COM A CABEÇA EM SUAS MÃOS" - 1882


 

 "O mais importante é a pessoa que você é quando sua sorte acaba."

 Mark Rowlands

 
 
Voláteis, transitórios e efêmeros desejos oxigenam encantadoramente pretensas certezas da percepção. O doce alento dessa inexorável embriaguez é a morfina das almas forasteiras, destinadas a incompletude. Como dizia Rubem Alves: "É no vazio do jarro que se colocam flores".
 
Gildo Fonseca
 
Imagem Ídolo eterno, de Rodin.

O inconsciente é exatamente a hipótese de que a gente não sonha apenas quando dorme.

Jacques Lacan


 

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

"A caverna que você teme entrar pode guardar o tesouro que você procura". Campbell
 
 
Avançar é gerar, pelo atrito do nosso esforço contra enevoadas e imponderáveis densidades contrarias, a colorida luz da Percepção em cada Instante seguinte.
 
Que, como um Farol, a tua Luz brilhe a partir dos tons abrigados em seu coração e que o amoroso calor do afeto resultante, embale cada passo de seus Caminhos, do seu Porvir. Que Você Amigo que está lendo tenha um dia maravilhoso.
 
Gildo Fonseca.


 


 


 


 


 

“Sabemos de mortes comprovadamente concretas. O que desconhecemos são os efeitos de mortes decretadas por palavras,que matam aos poucos porque são engolidas com casca e tudo e portanto dificilmente digeridas. Estas, não seriam responsáveis pelos maus estares da alma e sintomas desde os mais primitivos até os mais sofisticados. Não seriam responsáveis por incontáveis somatizações?Desconfio que sim!
“A fala é a irmã gêmea do gesto.”
Octavio Paz
 
Comp. do FB, pg. Psicanálise, poesia, literatura, fotografia e abstrações.

A esperança é como o sal, não alimenta, mas dá sabor ao pão.”
 
José Saramago

Galeano, sempre maravilhoso...

′Vivi a vida que vivi e continuo vivendo com suas luzes e suas sombras. Sinceramente não consigo distinguir uma fronteira nítida em que haja guardas aduaneiros que controlem a passagem do que foi certo ou errado, nem qual é a zona dos erros e qual a dos acertos. Não sei qual é o meu céu nem o meu inferno porque essas discussões não condizem com a realidade que conheço. O céu e o inferno estão dentro de nós mesmos e cada um sabe como lidar quando um ou outro se desamarra.
 
Eduardo Galeano / Entrevista com Ñ: ′′ Somos as histórias que vivemos ′′
6/4/2012.

"Quanto mais você sabe,
menos você precisa dizer."
 
Jim Rohn

 

“Tudo que está sujeito ao surgimento está sujeito à cessação.” Buda


A Vida utiliza muitos meios para lembrar nossa finitude.

Oremos por todos os vivos.

Oremos por todos os mortos.

Oremos pelos vivos que estão mortos.

Oremos pelos mortos que estão vivos.

Gildo Fonseca.


 


 

"Quanto mais consciência você tem do valor das palavras, mais fica exigente no emprego delas." - Carlos Drummond de Andrade

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Preços e valores...


 


 

A LÓGICA DE NOSSAS EMOÇÕES

O psicólogo americano Richard Davidson, professor da Universidade de Wisconsin, tem uma boa notícia para aqueles que se sentem vencidos, vez ou outra, pelos próprios sentimentos. “As emoções também são controladas pela parte lógica do cérebro”, diz. “Não são simples impulsos, mas algo que podemos moldar.” Segundo ele, as últimas pesquisas mostram que nossa personalidade é definida pela maneira como reagimos a características emocionais, como as capacidades de reagir a um abalo, de interpretar as emoções, de interagir socialmente e de manter a concentração. Em seu novo livro The emotional life of your brain (algo como A vida emocional de seu cérebro), Davidson recomenda exercícios para fortalecer os circuitos cerebrais das emoções e moldar nossa personalidade. ´

Imagem e texto: Revista Istoé

 

Meu corpo arde ao consumir o combustível do Existir. A Energia da Percepção vibra e pulsa no plano de seus próprios questionamentos, aspirando o oxigênio responsivo de uma lucidez que se encontra sempre no Devir. O ponto, o plano, e sua troca de "olhares", cria a sensação de estarmos vivos, onde a experiência e suas correlações tentam dar sentido a tantos desatinos e insanidades, próprias e alheias, nossas e da "Criação". Criação sempre incipiente,  potencial, obscura, com suas burcas, em todo entorno do imponderável da próxima Percepção. Se Nietzche já dizia "Torna-te quem És", então, Somos o torno, tornando-Se, e terna mente, no éter, espelho de nossas ambulantes interrogações. É assim sigo e sinto, eu sinto e sinto muito

Gildo Fonseca.

TUDO É PERSPECTIVA.
 
Somos pontos perspectivos, respirando lucidez, através dos planos de relativas intersecções conscienciais. O movimento dialético de luz e sombra, essa sístole e diástole de nossa Percepção, cria esse pulsar onde se manifesta, a cada instante, essa nossa fluídica Identidade a caminho de seguros ancoradouros de pretensas verdades, subjacentes em tantos "potes de ouro", debaixo do arco-íris, no horizonte de cada Devir. Somos o Plano. Somos o Ponto. Estamos no Olhar. Viver é Relativo. Existir é Absoluto.
 
Gildo Fonseca.

 

domingo, 24 de janeiro de 2021

Ser e Vir a Ser - To be or not to be

Toda Unidade é plana, plena, singular mas também múltipla em possibilidades, carrega em seu ventre a soma de tudo aquilo que ainda não é e que pertence ao seu próprio devir. Somos o Potencial Incriado a espera da luz perceptiva que alimenta o volátil, transitório e fugaz conhecer, diria mais, o tatear de nossas almas em sua angustiante e desterrada viagem como forasteira de sua Plenitude Original, perdida em tantas "maçãs" cotidianas. Enevoados pelas burcas das estreitas, embora pretensiosas, percepções de cada ato cotidiano, nos afogamos em mares de possibilidades, onde boiamos, fluindo em busca de uma âncora segura que referencie nossas almas, algo entre o ponto e o plano, entre a luz e as trevas, entre o que compreendemos de cada ato e o que ainda não compreendemos desse próprio ato. Somos um Fluir que se alimenta de seus entornos, conscientes e inconscientes, claros e escuros, cheios de luzes e sombras. O devir outorga e destina, mas o resto, o que decidir fazer com isto, ah, isto é, inexoravelmente conosco pois carregamos a Sensação do Existir que se dá em cada flerte com a Vida em todas as suas vertentes, nuances e contrastes. A Busca do Compreender sempre É. O que entendemos sempre somente Está. Somos o Ponto, Somos a Reta, tornando-se Plano, no bordar de cada percepção, nas bordas de cada singular cotidiano.
 
Gildo Fonseca.

Para colocar em prática a inibição instintiva exigida pelo mundo moderno e aguentar o êxtase de energia resultante desta inibição, o ego tem de sofrer uma mudança. O ego, isto é, aquela parte da pessoa que se expõe ao perigo, enrijece, como dizemos, se submetida continuamente aos mesmos ou semelhantes conflitos entre a necessidade e um mundo exterior atemorizante. Ele adquire nesse processo um modo de reação crônico automático, isto é, o seu “caráter”.
É como se a personalidade afetiva se colocasse dentro de uma armadura, como se a casca dura que ele desenvolve tivesse a intenção de desviar e enfraquecer os golpes do mundo exterior assim como o clamor de necessidades interiores.
Esta armadura torna a pessoa menos sensível ao desprazer, mas também restringe a sua motilidade libidinosa e agressiva para as conquistas e o prazer. Dizemos que o ego se tornou menos flexível e mais rígido, e que a habilidade para regular a economia de energia depende da extensão da armadura.
Wilhelm Reich.

 

 

"Mas o vazio tem o valor e a semelhança do pleno. Um meio de obter é não procurar, um meio de ter é o de não pedir e somente acreditar que 
o silêncio que eu creio em mim é a resposta a meu mistério."
 
Clarice Lispector

sábado, 23 de janeiro de 2021


 

A angústia da Lucidez...

(...) Há quem refira a angústia ao real e nos diga que ela é a principal defesa, a mais radical, a resposta ao perigo mais original,(...) ao desamparo absoluto da vinda ao mundo.

Jacques Lacan, Seminário A Angústia.

 

 

Arte, Salvador Dali
 


 


 

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

"Eu só queria um colo para encostar minha cabeça e fingir que o mundo lá fora não existe."

Clarice Lispector.
 


 

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

'Ter coragem não é algo que requeira qualificações excepcionais, fórmulas mágicas ou combinações especiais de hora, lugar e circunstância. É uma oportunidade que, mais cedo ou mais tarde, é apresentada para cada um de nós.'" John Fitzgerald Kennedy

 Existir é vivenciar o significado de Coragem, de descobrir, no recôndito de cada um de nós, nossa Força imanente, a sinapse geradora de nossa Potência, testada, dentro e fora de nós, em cada Devir, a cada impulso rumo ao Entorno Incriado. Como dizia nossa amada Lispector, "Viver não é coragem, saber que se vive é coragem". Haja resiliência. Gildo Fonseca

O incrível mundo animal:

A imagem primeiramente era pra ser dos pinguins, mas um leão marinho muito simpático acabou roubando a cena.

Quando o cara quer aparecer, ninguém segura, rs.
 


 

" ...e quando se tem toda a liberdade, é engraçado como você pode se tornar facilmente escravo de suas próprias limitações." 
 
Amyr Klink.

 

Há exatos 212 anos nasceu um dos grandes nomes da literatura mundial: Edgar Allan Poe!

Confira uma entrevista com o tradutor Ivo Barroso, que fez um ensaio sobre as diversas traduções da obra-prima de Poe: 'O Corvo'. http://goo.gl/JLpGwo

 

A Gratidão é o tesouro dos humildes.

William Shakespeare

JACOB BOEHME (1575-1624) SOBRE OS REINOS ANGÉLICOS: <<Os reinos angélicos são totalmente formados segundo o Ser divino, e não têm outro modo que aquele que o Ser divino tem em Sua Trindade. A única diferença é que os corpos dos anjos são criaturas que têm início e limite, e o reino no qual têm sua região não é para eles propriedade corporal que tenham por direito de natureza, como têm seus corpos por direito de natureza; mas o reino pertence a Deus Pai, que os formou de Suas forças e pode colocá-los onde Lhe aprouver. Além disso, seus corpos estão formados segundo todas as forças e de todas as forças do Pai, e a força deles engendra neles a luz e o conhecimento. Assim como é de todas as forças que Deus engendra Seu Filho, e o Espírito Santo sai de todas as forças do Pai e do Filho, assim também em um anjo seu espírito procede [ou sai] de seu coração, de sua luz e de todas as suas forças.
Ora, presta atenção. Assim como em sua circunscrição corporal
um anjo está constituído com todos os seus membros, assim também
um reino inteiro é constituído como se tudo junto fosse um único anjo. Quando examinamos bem todas as circunstâncias, encontramos que o inteiro governo de um reino [angélico] é constituído em sua região como o corpo de um anjo ou como a Santa Trindade.
Em Deus Pai estão todas as forças, e Ele é, em Sua imensidão, a fonte de todas as forças. Nele estão a Luz e as Trevas, o ar e a água, o quente e o frio, o duro e o mole, o espesso e o delgado, o som e o tom, o doce e o azedo, o amargo e o adstringente, e tudo o que não sou capaz de nomear. (...)
Em primeiro lugar, a Luz [que há em Deus Pai] (tanto quanto posso
representá-la numa comparação natural) é semelhante à luz do Sol, porém não incômoda e insuportável como a luz do Sol é para nossos olhos degradados, mas inteiramente suave e agradável, como um olhar de amor.
Porém, as Trevas estão ocultas no centro da Luz, de modo que se
uma criatura, que é formada da força [ou virtude] da Luz, quisesse avançar nessa Luz mais intensa e profundamente que o próprio Deus, essa Luz se extinguirá nessa criatura. [“Entende: se a criatura eleva seu espírito acima da humildade, que é o fruto do amor, ela acende o fogo.(...)] e em vez da Luz ela teria Trevas, então experimentaria que as Trevas estão ocultas no centro.>> A AURORA NASCENTE. São Paulo: Polar Editorial, 2011, páginas 115 e 116.

 

"Seja qual for o eu sonho, começa. A ousadia tem genialidade, poder e magia."
 
Goethe

 

NEURÔNIOS-ESPELHO
 
“[...] a teoria do neurônio espelho diz que, quando se vê
alguém praticando uma ação [...] você automaticamente
simula a ação no seu próprio cérebro”.

Dois amigos...

" Eles eram amigos, mas deixaram de sê-lo e romperam simultaneamente de uma parte e de outra; um porque se julgava desprezado demais, o outro porque se julgava considerado demais, e nisso ambos se enganaram! Pois nenhum deles se conhecia suficientemente a si próprio. "
 
Nietzsche ( Aurora )