sexta-feira, 27 de julho de 2018

Que a vida do homem não passa de um sonho, alguns já pensaram nisso e eu também partilho desse sentimento. Quando considero as limitações nas quais estão restritas as forças ativas e investigativas do homem; quando vejo como toda ação se resume a criar satisfação para as necessidades, que por sua vez não têm outro objetivo senão o de prolongar a nossa pobre existência; e ainda que toda calma a respeito de certos pontos de nossa busca não passa de uma resignação sonhadora, já que decoram as paredes, entre as quais está preso, com figuras coloridas e perspectivas luminosas. - E tudo isso, Wilhelm, me emudece.Volto-me para mim mesmo e encontro um mundo! E de novo predominam o pressentimento e o obscuro desejo sobre a representação e a força viva. E tudo isso flutua nos meus sentidos, e então sorrio e prossigo sonhando mundo afora.
Os sofrimentos do jovem Werther, Goethe, p.29.

Nenhum comentário:

Postar um comentário