sexta-feira, 30 de abril de 2021
quinta-feira, 29 de abril de 2021
Pães nossos de cada dia...
A alma é um corpo em formação alimentado pelas proteínas do líquido amniótico das circunstâncias. Ora como protagonista ora como coadjuvante, nossa pretensiosa lucidez flui pelo cordão umbilical das realidades onde bebe do cálice da busca de todo entendimento. Embriaguemo-nos em cada olhar, em cada vivência, no mergulho profundo de cada instante extraindo sementes que germinam, permanentemente, nossa Construção. Gildo Fonseca.
A Individualidade do Fluxo
Gildo Fonseca.
quarta-feira, 28 de abril de 2021
Cada expressão é uma Obra de Arte.
"Não há obra de arte que, imediatamente ou pelo menor por reflexo, não represente o infinito".
Schelling.
terça-feira, 27 de abril de 2021
domingo, 25 de abril de 2021
ENTRE O PLANO E O PONTO, O ÓVULO DOS CONTRÁRIOS
A Vida é um plano geométrico composto de pontos. A amplitude desse plano depende da luminosidade de cada ponto que, pulsando emite brilho e luz, cria e expande o palco tridimensional onde realizamos nossas experiências individuais e coletivas.
Plural e Singular são Personalidades, Individualidades que coexistem como antípodas dentro de nós, alavancando dinâmica e alternativamente nossos contrários e assim vão criando nossa percepção, nosso dinâmico compreender. Uma verdadeira sístole e diástole da Consciência.
Na intersecção desses contrários reside o todo poderoso Vácuo, ventre do Incriado à espera de nossa fecundação consciencial. Ao compreendermos a momentânea “verdade” de cada um dos lados de dentro de nós, vamos, pelo balizamento balanceante do contraste oposto, vivendo a nossa evolução, nosso crescimento individual, nossa Caminhada.
Somos protagonistas e somos coadjuvantes, somos o ponto e somos o plano, somos a busca e somos o alvo. Somos, a cada instante, o resultado da cópula cósmica efetuada pelos dois aspectos de todos nós, o nosso externo e o nosso interno. Do amor e do ódio, das diferenças entre os dois nascemos em Consciência e conseguimos Olhar, talvez até enxergar uma tênue percepção de quem somos ou poderíamos Ser.
Gildo Fonseca
sábado, 24 de abril de 2021
Dudo mucho que el mundo haya conocido a una persona más cariñosa o tierna que yo, un hombre tan colmado de bondad, tan bien predispuesto al afecto y al amor. Y estoy seguro de que no existe un alma más aislada que la mía. Mi soledad, que quede claro, no es el fruto de una serie de circunstancias externas, sino internas. Me aclaro: al lado de mi ternura y de mi bondad inmensas, oculto un rasgo de carácter opuesto: un cúmulo de tristeza y egoísmo que, por un lado, debilita e impide la propagación de mis cualidades internas y, por otro, me hace parecer delante de los otros como un personaje frío y distante.
Fernando Pessoa