domingo, 29 de junho de 2014

Matéria escura


NUANCES DE LUZ SOBRE A MATÉRIA ESCURA

(FIAT LUX !!!!)

A nasa detectou sinal de origem desconhecida, na constelação de Perseus, a 240 milhões de anos-luz da Terra.

A constelação de Perseus abriga milhares de galáxias numa imensa nuvem de gás e em 2003 alguns pesquisadores já tinham "escutado", vindo dali, uma das notas mais graves já detectadas, com um período de oscilação de 9,6 milhões de anos. Isso equivale a 57 oitavas abaixo das teclas do meio de um piano.

Esse sinal é um pico de intensidade com um comprimento de onda muito específico de luz de raios-X.

Alguns cientistas de Harvard tem uma teoria de que pode ter sido produzida pelo decaimento de neutrinos estéreis, um tipo de partícula que é, talvez, um dos componentes da matéria escura.
Já outros, acreditam que podem não ser neutrinos mas outros candidatos a partículas de matéria escura, tais como o axion.

A matéria escura constitui 85% de toda a composição do Universo, é um grande mistério e os cientistas buscam, a partir de conhecimentos do universo "visível" entender essa "escuridão".

Resumindo, estamos engatinhando, às apalpadelas, rumo a compreensão da nossa cegueira de conhecimento sobre a "escuridão" que envolve todo o nosso espectro "visível". Metaforicamente falando isso nos lembra os contrastes e nuances contidos no livro de Saramago "desafio à cegueira".

Síntese livre e pessoal de artigos do Jornal Ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário