domingo, 19 de fevereiro de 2017

“Minha avó era uma pessoa maravilhosa. Ela ensinou-me a jogar Banco Imobiliário. Ela entendia que o objetivo do jogo era comprar. Ela acumulava tudo o que podia e sempre acabava dominando o tabuleiro. E depois ela sempre dizia a mesma coisa. Ela olhava pra mim e dizia: "um dia você vai aprender a jogar o jogo".
Num verão, eu joguei Banco Imobiliário quase todos os dias, o dia inteiro, e então aprendi a jogar o jogo. Compreendi que a única forma de ganhar é estar totalmente comprometido com a aquisição. Aprendi que o dinheiro e as posses são as formas de continuar pontuando.
Ao final daquele verão, tornei-me mais impiedoso que minha avó. Estava pronto para cumprir aquelas regras, e ganhar o jogo.
Naquele outono, sentei-me para jogar com ela. E tomei tudo que ela tinha. Eu a observei entregar seu ultimo dólar e desistir em completa derrota.
Mas percebi que ela tinha algo a mais para me ensinar. Ela disse: "agora tudo volta para a caixa". Todas aquelas casas e hotéis. Todas as ferrovias e empresas de serviços públicos. Todas as propriedades e todo esse dinheiro maravilhosos. Agora tudo volta para a caixa...
Nada disso era realmente seu. Você se empolgou com isso por algum tempo. Mas tudo já estava aqui muito antes de você se sentar à mesa. E continuará aqui depois de você ir embora - jogadores vem e vão...
Casas e carros... Títulos e roupas...até o seu corpo.
Porque o fato é que tudo que eu pego, consumo e guardo voltará para a caixa. E irei perder tudo.
Então você precisa perguntar a si mesmo: e quando finalmente eu receber a melhor promoção? E quando fizer a melhor compra, e quando comprar a melhor casa, e quando tiver a segurança financeira e tiver subido a escada do sucesso até o degrau mais alto que você alcançar? E quando a emoção acabar? (e ela vai acabar...) E depois?
Quão longe você precisa seguir nessa estrada ate perceber aonde ela leva? Certamente você entende que nunca será o bastante.
Portanto, você precisa perguntar a si mesmo: o que importa?”
Texto apresentado em "Zeitgeist: moving forward", documentário produzido por Peter Joseph.

Texto compartilhado do FB, página de Ponto e Vírgula - Pausa para Saltar

Nenhum comentário:

Postar um comentário