sábado, 9 de abril de 2011

Buracos Negros

.
MATÉRIA CONSEGUE ESCAPAR DO BURACO NEGRO

O buraco negro suga a maior parte da matéria de sua vizinha, mas uma parte usa túneis magnéticos perpendiculares para escapar.

O observatório de raios gama Integral, da Agência Espacial Europeia, detectou matéria extremamente quente apenas um milésimo de segundo antes que ela mergulhasse para sempre dentro de um buraco negro.

Fuga do buraco negro
As observações sugerem que a sentença definitiva parece não valer para toda a matéria, e que uma parte dela está empreendendo uma grande fuga do maior bicho-papão do Universo.

Tecido magnético
Graças às novas observações, os astrônomos agora sabem que esta região caótica é dominada por uma malha de campos magnéticos.
Esta é a primeira vez que campos magnéticos foram detectados tão perto de um buraco negro.
Mais importante ainda, o observatório Integral relevou que esses campos magnéticos são altamente estruturados e estão formando um túnel de fuga para algumas das partículas.

Os dados indicam que o campo magnético é forte o suficiente para arrancar algumas partículas das garras gravitacionais do buraco negro e afunilá-las rumo ao exterior, criando jatos de matéria que disparam para o espaço.

Radiação síncrotron
As partículas nesses jatos assumem trajetórias em espiral conforme ascendem pelo campo magnético rumo à liberdade, e isso está afetando a propriedade da sua radiação na faixa dos raios gama conhecida como polarização.
Um raio gama, como a luz comum, é um tipo de onda e a orientação da onda é conhecida como a sua polarização.
Quando uma partícula rápida espirala em um campo magnético, ela produz um tipo de luz, conhecida como radiação síncrotron, que apresenta um padrão característico de polarização. Foi essa polarização que a equipe do Integral encontrou nos raios gama. E não foi fácil.

"Tivemos que usar quase todas as observações já feitas pelo Integral de Cignus X-1 para fazer essa detecção", disse Philippe Laurent, um dos membros da equipe.
Cignus X-1 é um buraco negro não muito distante de nós, que está destruindo uma estrela e se alimentando do gás que emana de seus destroços.


SIGNIFICADOS DESSE ARTIGO PARA MIM.

O desafio de se viver cada instante e o "foco" de vida de cada um é o nosso "buraco negro" individual q absorve toda a luminosa energia condensada em matéria.
Então todos os esforços do Ser em evolução são "sugados" na inversa proporção da lucidez de sua individualidade.

Ou seja, o "tamanho do problema" (buraco negro individual absorvedor de nossas energias), diafanamente disperso em intersecções conscienciais, efêmeros para uns, trágicos para outros, vai "absorvendo tudo ao seu redor", inclusive o brilho das estrelas individuais de nossas percepções.

Entretanto, qto maior a lucidez diante dos desafios de ser e do eterno tornar-se, em cada situação, maior a resistência ao deixar-se levar pelo "magnetismo mais forte" dos problemas, ora denominados buracos negros individuais.

Achei simplesmente fantástica as últimas descobertas dos cientistas sobre a descoberta de um campo magnético altamente estruturado à porta do buraco negro e q está permitindo simplesmente a fuga, em espiral, do campo magnético fortíssimo q esses buracos negros possuem.

Isso corrobora q a matéria, amparada por estruturas de Leis, evolui e adquirindo inteligência, se contrapõe às forças que tentam controlá-la "condenando" assim o Ser ao exercício pleno, irrecusável, de sua Liberdade (como diria Sartre). Se isso é consciente ou não, aí é outra história não acha?

É ou não é a consciência tomando noção de sua própria força? Não é lindo isso? Não se fortalece a "musculatura do espírito" quando exercitamos novas tomadas de consciência individuais frente a eterna resolução de problemas novos, possibilidades novas, existires novos, enfim?

A similitude pra mim parece total e confirma Hermes Trimegistrus: "assim como é em cima é em baixo".

Existem pessoas amigas, forasteiras de Alma, que imantam nossas consciências com jatos de lucidez gerando forças para nossas fugas de tantos buracos negros, tantos pântanos desafiadores individuais. Tantas Lutas. Sou muito grato a esses Anjos...

Rumo ao Infinito, Amigos, Agora e Sempre...
Rumo ao Reencontro, Com Nossa Sombra Brilhante, que gera a Lucidez da Autopercepção.
Rumo à Nossa Essência !!!
Rumo, ao VERDADEIRO EXISTIR em cada EXISTIR VERDADEIRO !!!

by Gildo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário