domingo, 4 de junho de 2023

Lucidez embriagadora e resignadora, nossa e de Goethe...

"Que a vida humana é apenas um sonho outros já disseram, mas também a mim persegue esta ideia por toda parte. Quando penso nos limites que circunscrevem as ativas e investigativas faculdades humanas; quando vejo que esgotamos todas as nossas forças em satisfazer nossas necessidades, que apenas tendem a prolongar uma existência miserável; quando constato que a tranquilidade a respeito de certas questões não passa de uma resignação sonhadora, como se a gente tivesse pintado as paredes entre as quais jazemos presos com feições coloridas e perspectivas risonhas, (...) meto-me dentro de mim e acho ai um mundo! Mas antes em pressentimentos e obscuros desejos que em realidade e ações vivas. E então tudo paira a minha volta, sorrio e sigo a sonhar, penetrando adiante no universo."
 
- Os sofrimentos do jovem Werther; Goethe.
 
Compartilhado de Gigantes da Literatura Universal

Nenhum comentário:

Postar um comentário