sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

TOQUES DA LINGUAGEM...
 
"A linguagem é uma pele: eu esfrego a minha linguagem contra o outro. É como se tivesse nas palavras um disfarce dos dedos ou dedos na ponta das minhas palavras. Minha linguagem treme de desejo. A emoção vem de um duplo contato: por um lado, toda uma atividade discursiva vem realçar discretamente, indiretamente, um significado único, que é "Eu desejo-te", e liberta-o, alimenta-o, o faz explodir (A linguagem goza tocando a si mesma); por outro lado, embrulho o outro nas minhas palavras, acaricio-o, o mimo, converso sobre estes mimos, me desvivo por fazer durar o comentário ao qual submeto a relação. Falar amorosamente é desviar-se sem termo, sem crise; é praticar uma relação sem orgasmo. Existe talvez uma forma literária deste 'coitus reservatus': é o galanteio".
 
ROLAND BARTHES
 
(trecho extraído de fragmentos de um discurso amoroso. Compartilhado de Marcel Oliveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário