terça-feira, 18 de junho de 2013

TUDO É VIDA... COM INTENSIDADE !!!!!

Foto


Alguns amigos tem me cobrado um posicionamento quanto às recentes manifestações então, a pedidos, rsrsrs, aqui vai:

Os atuais confrontos tem cinco componentes:

1. A extrema esquerda que acredita que pode haver uma revolução popular a partir da insatisfação da população com a situação social, econômica e política.

2. A extrema direita que infiltrada nos movimentos reivindicatórios de alguns grupos, aproveita a situação para radicalizar e gerar violência nos confrontos. A imagem de um possível skinhead mascarado jogando um foguete contra a polícia e divulgado pelas imagens da imprensa é fato inegável disso.

3. O oportunismo de algumas lideranças de movimentos estudantis e populares que no fundo estão interessados apenas em se elegerem nas próximas eleições.

4. A população, através das pessoas que passam nos locais durante as manifestações e acabam se envolvendo emocionalmente e como uma catarse de inúmeras situações de desconforto econômico aliado a frustrações represadas, desanuviam todas as mágoas da vida não ser como elas querem extravasando sua ira, revolta e indignação no movimento.

5. Os burocratas que estão nas diversas instâncias do poder, preocupados somente com a conservação do seu poder político, tentando contornar a situação e não sairem com a imagem arranhada da situação.

Do embate e do jogo entre essas forças é que se dá o panorama das atuais manifestações. Cada pessoa, dependendo de em qual grupo esteja no momento sintonizado vai defender apaixonadamente uma posição e tentar usá-la para justificar seu posicionamento nessa frente de combate.

Mas ficam algumas perguntas:

- carregar vinagre numa bolsa para não ser obrigado a sofrer com gás lacrimogêneo é crime? Onde podemos encontrar isso na constituição?
- a prisão imediata de 230 pessoas e o envio de 4 delas imediatamente para o presídio de Tremembé no interior do estado de SP, quando, essa mesma rapidez não é usada para a prisão de assaltantes que atacam a população, é correta?

As manifestações, orquestradas em todo o país, pela extrema esquerda e pela extrema direita e com a participação apaixonada da população envolvida e junto com a falta de sensibilidade e percepção dos governantes pode levar, sem dúvida, como um rastilho de pólvora, a um incêndio definitivo das instituições democráticas já tão carcomidas pela podridão interesseira de políticos corruptos, individualistas e insensíveis às necessidades básicas e imediatas do nosso povo.

É claro que existem várias outras nuances e elementos a serem analisadas, mas precisaríamos de muito espaço para a discussão.

Nesse quadro, cada um vai encontrar a válvula de escape para um posicionamento, um meio para desanuviar de suas paixões reprimidas e para a catarse de seus específicos desafios materiais e psicológicos. Como dizia Nietzsche "quem tem um porquê aceita quase qualquer como". O importante é viver intensamente.


Gildo Fonseca


Nenhum comentário:

Postar um comentário