sexta-feira, 26 de abril de 2019

OSTENTAÇÃO ACADÊMICA
JOSEPH CAMPBELL
Carl Jung relata uma conversa divertida com Albert Einstein: "Quando ele estava começando a trabalhar na teoria da relatividade, vinha freqüentemente à minha casa e eu o bombardeava com perguntas sobre a nova teoria. Não tenho jeito para matemática e imaginem o problema que o pobre coitado tinha para me explicar a relatividade. Ele não sabia como explicar. Diante da dificuldade dele, eu me sentia insignificante, queria me afundar no chão. Até que um dia ele me perguntou alguma coisa de psicologia e foi a minha vingança." "A especialização'' Jung acrescenta "é uma grande desvantagem; o aprofundamento é de tal ordem que você não consegue mais explicar. '1
Desde então tive muitas oportunidades de observar que hoje em dia a conversa é impossível entre os infinitamente graduados. Todos estão tão avançados no campo de seu entusiasmo e se sentem tão à vontade aí que mal sabem, e dificilmente querem saber, falar de qualquer outra coisa. Ficariam expostos como um caranguejo fora da casca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário